quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Televisão


“Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro.”

Foi lendo a frase de Groucho Marx que principiei a refletir sobre o que é a televisão na atualidade. Um meio de comunicação de massas, é a resposta pronta. Mas o que ela comunica? O que ela difunde às massas? Informações, evidentemente. Até aí, nenhum problema. Porém, analise o conteúdo dessas informações. Epa.
Sim, agora há um problema. Coloque no noticiário, na novela, num programa qualquer; garanto que aquilo que encontrará será, muito provavelmente, algo assim: violência, indecência, guerra, conflito, morte, destruição, dor, doença, crime, miséria, corrupção, infidelidade, desamor, desgraça. É sempre o mesmo. Dificilmente haverá algo de bom ou animador.
Por quê? Porque vivemos em uma sociedade que valoriza o nefando, o perverso, o inverso dos valores morais. A mídia raramente evidencia melhorias na educação, na saúde, nas relações amistosas entre os indivíduos. Não, primeiro vem o menino que foi assassinado em favela tal, depois a corrupção do partido X... E, bem, é mesmo necessário ressaltar a importância de eventos culturais ou educacionais? Será que alguém quer ver isso? Poucos querem. Preferem ver morticínio a um atleta brasileiro se destacando no exterior. A não ser que o sujeito seja bonito, neste caso...
O que estou querendo dizer é que a televisão, no mundo todo, tornou-se um meio pouco educativo, a ponto de qualquer iniciativa em prol do contrário ser hipocritamente desvalorizada. E os telespectadores têm grande parcela de culpa, afinal só “vai ao ar” aquilo que “dá ibope”.
Já não é chegada a hora de reconhecermos e enfatizarmos o bom, deixando o mal e deturpador para segundo plano? Será que nos tornamos seres tão desumanos assim? E a mudança, quando vem?
Até lá – visto que o lá pode demorar infinitamente –, seguirei as palavras de Marx e me fincarei nos livros, um dos últimos refúgios da paz e da bondade. Sabe como é, aquela velha história de o Bem sempre vence o Mal. Às vezes, é saudável lembrar-se disso.

Um comentário:

  1. Usando o UBUNTU 10.10, Muito bom! Melhorando esteticamente e aperfeiçoando sua base de aplicativos. Aproveite e troque: VISTA p/ UBUNTU!

    ResponderExcluir